top of page

O FERMENTO COMUM

Atualizado: 11 de out. de 2022

Sabemos que o fermento comum, utilizado nas padarias e confeitarias, serve para que as massas dos bolos e pães cresçam, ele é uma substância que excita outras substâncias.

A mesma lógica é aplicada à vida espiritual, onde o fermento que doamos às pessoas tem a mesma importância e influência sua existência.


Porém, o fermento pode tanto ser utilizado de maneira positiva como negativa.


Utilizamos de maneira positiva quando uma pessoa está para baixo, triste e depressiva e buscamos auxiliá-la, depositando sobre ela uma certa quantidade de fermento espiritual, nos utilizando de nossas forças e palavras de incentivo, carinho e amor, para que possa crescer dentro dela a confiança, esperança e principalmente a fé em DEUS e em si mesma.

De outra forma, agora negativa, funciona quando uma pessoa se encontra com raiva, ira, ódio e revolta, e nossa intenção é alimentar tais sentimentos, que a levarão a cometer atos de maldade contra o próximo e contra si mesma, depositando sobre ela uma certa quantidade de maledicência, fofoca, colocando assim, “lenha na fogueira” e estimulando o crescimento de tais sentimentos dentro dela, irando-a ainda mais.

Todos nós somos capazes de fornecer fermento a quem está a nossa volta, seja pregando o amor e a paz, ou o ódio, a raiva e o rancor.


Neste sentido, o que precisamos fazer, é dar mais importância ao fermento que fornecemos, para que, de maneira positiva, possamos contribuir com crescimento do próximo, e ao mesmo tempo, com o nosso.


Jamais deixemos de nos auto analisar e refletir sobre nossas atitudes, pois elas contribuem diretamente para a expansão do mal ou do bem à nossa volta e de todo o coletivo, já que nossa palavra tem força e nosso fermento faz crescer aquilo que queremos e desejamos.


Que a força divina que nos guia, através da espiritualidade que nos acompanha, possa nos assistir e nos orientar, para que façamos bom uso de nossa força e palavra, ou seja, do nosso fermento, e que saibamos utilizá-lo somente na intenção de expandir o bem, o amor, a caridade e o perdão, entendendo que isso nos fará crescer como seres espirituais e auxiliará na evolução da humanidade.



NAVEGANTE DA ESPIRITUALIDADE

bottom of page