top of page

O VALOR DO SOFRIMENTO

Atualizado: 5 de abr.

No mundo em que vivemos, sofrer faz parte do processo. Não existe alguém que passe por este mundo sem experimentar algum tipo de dor e sofrimento.



Todos sofrem, uns mais do que outros, até mesmo em situações semelhantes.


Contudo, o que diferencia uns dos outros é a maneira como escolhem lidar com o sofrimento. Existem pessoas espiritualizadas que não deixam de ter fé e acreditam que todo sofrimento faz parte do seu processo de crescimento e evolução.


Essas pessoas são gratas por tudo, até mesmo por aquilo que não entendem os motivos pelos quais estão sofrendo, mas sabem que não passariam por algo que não precisam passar, por acreditarem que a vida e Deus são bons e justos o tempo todo.


Existem aqueles que sofrem e reclamam o tempo todo. Não buscam entender os motivos do sofrimento e das aflições que estão passando, acreditando que não merecem passar por isso e que a vida ou Deus estão sendo injustos com eles.


Esses são os que prolongam seus sofrimentos, pois não compreendem os motivos e não aprendem com a situação.


Seja no primeiro caso ou no segundo, todos poderão encerrar o ciclo de sofrimento quando aprenderem o que é necessário no momento. Reclamar, blasfemar e desistir não são atitudes que merecem ser consideradas.


Muito pelo contrário, quando evitamos enfrentar um problema, por acharmos que estamos sofrendo demais e não merecemos isso, apenas adiamos o encontro com a solução e com nós mesmos.

Tudo o que nos causa sofrimento serve para nos ensinar algo. Embora Deus não deseje ver seus filhos sofrendo ou chorando, a dor muitas vezes é necessária para lapidar o espírito humano. Apenas aquilo que nos faz sofrer, ou o que causamos para alguém que amamos sofrer, é capaz de nos ensinar as lições que precisamos aprender.

O tempo é justo, pois te dá o suficiente para que possa aprender. A vida é justa, pois te ensina a sofrer. Caminhando com o tempo e valorizando a vida, você será capaz de aprender o que precisa e não precisará passar por sofrimento.


Quando analisamos a vida como um todo, considerando o coletivo e não apenas a nós mesmos, somos capazes de aprender com os erros dos outros. No entanto, quando optamos por julgá-los em vez de aceitá-los e demonstrar compaixão, deixamos de extrair a lição e podemos precisar enfrentar situações semelhantes para aprender a mesma lição.


Que nós, seres humanos, possamos impulsionar o nosso crescimento coletivo. Abrindo a nossa mente, buscando conhecimento e cuidando uns dos outros. Essa é a melhor forma de aprender e deixar de sofrer.


A vida é justa. Deus é bom e o tempo trabalha a nosso favor, desde que saibamos usá-lo com consciência e não o desperdicemos com o que não é capaz de nos ajudar a crescer.


Valorize a vida. Valorize o seu tempo. Pare de reclamar. Sofra com resignação. Tenha resiliência e permita que a vida te ensine a viver.


JOÃO RIBEIRO

NAVEGANTES DA ESPIRITUALIDE.


Clique no Link abaixo e visite nosso Instagram.


bottom of page